

SAÚDE FÍSICA E MENTAL:
ENTENDA OS BENEFÍCIOS PROPORCIONADOS PELA ARTE CIRCENSE
O circo e a arte circense são capazes de trazer magia por onde passa, mas, você já se perguntou o quanto o circo pode ser benéfico para a saúde de quem pratica a arte circense?

Créditos: Bem Paraná

Atualmente, o circo é um tanto quanto diferente do que se pensava do circo no passado, quando se iniciou aqui no brasil no século XIX, mas, algumas coisas continuam firmes nos fundamentos desse espetáculo. Segundo o infoescola, os movimentos acrobáticos circenses são conhecidos na China desde 5000 anos atrás, pois os guerreiros chineses treinavam usando a acrobacia, o que exigia força, flexibilidade e agilidade.
No Egito, também foram achadas gravuras com malabaristas nas pirâmides. Essa arte tão antiga e importante para nossa cultura brasileira, além de transmitir uma sensação única e encantadora que só o circo é capaz de transmitir, também é de tamanha importância para a saúde física de quem pratica a arte circense. Segundo a fisioterapeuta Karen Andrade, formada e pós graduada pela Universidade Nove de Julho, as atividades circenses ajudam a desenvolver a consciência corporal, aprimoram o equilíbrio e a postura e auxiliam na definição dos músculos, além de minimizar o estresse e melhorar o condicionamento físico de modo geral.
Para os artistas circenses, as práticas exercidas podem ajudá-los de diferentes formas, inclusive, na prevenção de futuras lesões que podem atrapalhar suas aparições nos palcos: “Como na área circense têm malabaristas, ilusionistas, trapezistas e etc., eles necessitam de um condicionamento físico impecável, já que muitos deles realizam suas obras em alturas mortais.
A fisioterapia tem tamanha importância tanto na prevenção como na reabilitação desses profissionais”, explica.
Créditos Ruy Barros / Portal Guará
https://portalguara.com/sesc-circo-tem-programacao-gratuita-para-todas-as-idades/
Ainda segundo a fisioterapeuta Karen, a prática da arte circense favorece também as crianças, ajudando no avanço da capacidade motora, cognitiva, na flexibilidade e estimula as crianças também a praticarem exercícios físicos. Já para os idosos, a prática circense não é menos importante:
“Além de todos os benefícios que a prática da arte circense traz, o bem-estar do idoso é visível, pois fortalece o corpo e trabalha a mente, fazendo com que o idoso não se sinta vulnerável, visto que infelizmente é muito comum entre o público dessa idade”, esclarece a profissional.
Favorecendo não só a saúde física, mas também a mental, o psicólogo Afonso Sampaio, explica o quão benéfico a arte circense pode ser: “A arte circense proporciona pelo menos dois aspectos fundamentais para o bem-estar emocional de qualquer pessoa, que são eles: a prática de atividades físicas e a experiência de pertencer a um grupo. O grupo que se forma tende a fortalecer individualmente a partir das relações que se constroem a cada encontro, além de fortalecer o corpo através de novos movimentos corporais”.
Infelizmente, poucas pessoas têm o conhecimento de que a arte circense pode ser muito benéfica à saúde mental. Segundo levantamento feito por nossos editores, 72,7% das pessoas não conhecem os benefícios que a arte circense traz para a saúde mental, enquanto somente 27,3% conhecem esses benefícios. Já o resultado do levantamento sobre o conhecimento das pessoas em relação aos benefícios da arte circense à saúde física mostra que 45,3% das pessoas sabem que a arte circense pode ajudar na saúde física, enquanto 54,4% não sabiam que a prática da arte é benéfica à saúde.
Produção:
Entrevistas: Guilherme Anthony e Yasmin Costa Lopes
Reportagem: Guilherme Anthony
Edição: Danielly Maia da Silva
Infográfico: Maressa Glixinski
